Nuvem Ensino

Hipossialia: o que é, causas e tratamento

A Hipossialia é uma condição caracterizada pela diminuição ou ausência da produção de saliva pelas glândulas salivares

A Hipossialia é a diminuição da produção de saliva, que pode afetar a saúde bucal e a qualidade de vida das pessoas. A saliva é um fluido essencial para a digestão, a proteção contra infecções e a lubrificação da boca. Neste post, vamos explicar o que é a hipossialia, quais são as suas causas, sintomas e tratamentos.

A saliva é considerada a primeira linha de defesa do trato gastrointestinal, contendo eletrólitos e solutos orgânicos. A secreção diária de saliva varia de 800 a 1.500 ml. A saliva é composta por água (99,5%), ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico. Possui também proteínas enzimáticas, estruturais e imunológicas. As contribuições das diferentes glândulas salivares durante o fluxo não estimulado são as seguintes: 20% da parótida, 65% da submandibular, 7–8% do sublingual e menos de 10% das glândulas menores.

A Hipossialia pode ser causada por diversos fatores, como doenças autoimunes, desidratação, uso de medicamentos, radioterapia na região da cabeça e pescoço, tabagismo, estresse e ansiedade. A prevalência global estimada de boca seca foi de 22.0% (95%IC 17.0- 26.0%). Apesar de diferentes abordagens utilizadas para mensurar as condições de interesse, cerca de uma em quatro pessoas é acometida por xerostomia (sensação subjetiva de boca seca), com taxas mais elevadas sendo observadas na população idosa. Métodos de mensuração podem ter super ou subestimado os valores de xerostomia.

Os sintomas da Hipossialia incluem dificuldade para mastigar, engolir e falar, ardência ou dor na língua, alteração do paladar, mau hálito, cáries dentárias, infecções bucais e fissuras nos lábios. O diagnóstico da Hipossialia é feito por meio da avaliação clínica do fluxo salivar e da presença de sinais e sintomas associados. O tratamento da Hipossialia depende da sua causa e gravidade. Algumas medidas que podem ajudar são: beber água com frequência, estimular a produção de saliva com alimentos ácidos ou gomas sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas ou cafeinadas, usar umidificadores no ambiente e aplicar produtos hidratantes na boca.

A Hipossialia é uma condição que pode comprometer a saúde bucal e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é importante procurar um dentista ou um médico se você apresentar sintomas de boca seca ou redução do fluxo salivar. Assim, você poderá receber o diagnóstico correto e o tratamento adequado para o seu caso.

Se você quer saber mais sobre a Hipossialia, seus sintomas, causas e tratamentos, baixe o PDF produzido pela Dra. Vera Ângelo para a XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.

plugins premium WordPress