Nuvem Ensino

NU.V.E.M ENSINO

Conheça um pouco da nossa história

Como tudo começou

O Núcleo Vera Angelo e Eliane Basques e Medicina e Ensino (NU.V.E.M Ensino) já nasce como uma experiência científica, técnica e de ensino de 25 anos de atuação em motilidade e doenças funcionais do aparelho digestiva da Dra Vera Lucia Ângelo Andrade, CRMMG 222284 – RQE10414. Inicialmente eram realizados exames de pHmetria esofágica e manometria convencional.  A formação da mesma iniciou-se em 1995 no Instituto de Gastroenterologia de São Paulo (IGESP) sob a supervisão de um dos pioneiros da motilidade esofágica brasileira Dr Nelson Michelson. Com o aperfeiçoamento tecnológico, surgiu a necessidade de incorporação da pHimpedanciometria e o treinamento foi realizado pelo saudoso Dr Donal O. Castell, reconhecido um dos maiores esofagologistas do mundo, na empresa Synetics Medical em Denver, nos Estados Unidos.

Em 2013, em companhia da  Dra Eliane Basques Moura, CRMMG 27601 MG – RQE 9324, realizaram a pós graduação em doenças funcionais e manometria do aparelho digestivo do Instituto  Israelita de Pesquisa e Ensino Albert Einstein, sob coordenação do Dr Paulo José Pereira de Campos Carvalho; responsável pelo Núcleo de Fisiologia Gastrointestinal (Nufig) do Departamento de Endoscopia do Hospital Israelita Albert Einstein.

A partir de 2014, novos exames diagnósticos foram incorporados, tais como manometria  Anorretal, tempo de trânsito colônico e testes respiratórios com H2 expirado para diagnóstico de Supercrescimento bacteriano do Intestino Delgado e Intolerâncias alimentares (lactose, frutose, frutano). As manometrias esofágicas também evoluíram para alta resolução, com grande avanço diagnóstico e rapidamente incorporamos esta nova tecnologia. 

Nestes anos todos, recebemos vários alunos de Ligas acadêmicas de Faculdades de Medicina como da PUC Minas, Faminas, Universidade Federal de Minas Gerais, residentes e/ou pós graduandos de Gastrenterologia  ou Doenças funcionais do Hospital Felício Rocho, Hospital Vera Cruz, Universidade Federal de São Paulo dentre outros. Participamos de inúmeros eventos como convidados e palestrantes, publicamos artigos científicos e lançamos livros para contribuir com a formação de futuros especialistas. E para que a formação seja adequada é fundamental a interdisciplinaridade com participação de dentistas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

Com a demanda crescente de interessados surgiu a necessidade de formalizar os cursos teóricos/práticos e estágios. A NU.V.E.M Ensino surge como um braço do Núcleo Vera Ângelo e Eliane Basques e Medicina, que tem experiência de atendimento em Doenças funcionais, halitose, intolerâncias alimentares e exames complementares (Casuística de 20.000 pHmetrias, 16.000 manometrias esofágicas e 3.000 testes respiratório, por exemplo). Queremos compartilhar esta expertise com interessados nestas áreas e em cursos teórico/práticos e hands on, para que você realmente aprenda. Para que isso ocorresse de maneira adequada foi criada uma estrutura física cuidadosamente planejada, executada e inaugurada no segundo semestre de 2021.

plugins premium WordPress